Arroz: branco ou integral?

17 de dezembro de 2019



Como o arroz branco é um dos protagonistas da culinária chinesa, há quem diga que o arroz refinado seria melhor que o integral. De fato, o arroz branco tem suas vantagens: combate casos de diarreia ou irritação no intestino, por não possuir fibra, e é útil também em outros casos bem específicos.

Arroz integral é um dos alimentos mais equilibrados na visão yin/yang (Foto: Patricia Alves Dias)

Mas o arroz integral tem inúmeras vantagens para a nossa saúde, o que o coloca no centro da culinária macrobiótica. É considerado um dos alimentos mais equilibrados na visão energética do yin e do yang. Isso porque seu teor de alcalinidade e acidez é equivalente ao do nosso sangue. Em razão disso, é recomendável uma dieta de 10 dias de arroz integral para desintoxicação do corpo (a fim de chegar no PH ideal do nosso sangue). 

O arroz integral só não é recomendável se ele não for orgânico: por causa da película, o integral que não é orgânico traz uma concentração muito alta de agrotóxico, o que não acontece com o arroz branco, uma vez que não tem película.

É mais vantajoso que o branco para a saúde, porque na sua película há todas as vitaminas do Complexo B que ajudam no funcionamento do intestino (Foto: Patricia Alves Dias)

Mas sendo orgânico, o arroz integral é muito mais vantajoso que o branco para a saúde. Na sua película há todas as vitaminas do Complexo B que ajudam no funcionamento do intestino, além da fibra, do óleo e da proteína. Aliás, o arroz integral é uma ótima fonte de proteína, quando combinado com o feijão. Mas essa já é uma outra história…

ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.