É primavera!

22 de setembro de 2019



Conheça a relação da dietética chinesa com o Cardápio da Primavera 2019 do Vegan Vegan.

O Vegan Vegan cria um cardápio principal para cada estação, em sintonia com os milenares ensinamentos da medicina chinesa. Este ano, o restaurante inovou fazendo a pré-estreia do cardápio de Primavera com uma semana de antecedência.

Foto: Freephotos/Pixabay

Pelas redes sociais, foram apresentados os pratos principais que valerão para cada dia da semana, até a chegada do Verão (21 de dezembro). Lembrando que todo dia o cardápio traz um Prato Surpresa. Para conferir, basta acessar o site do Vegan Vegan ou a sua página do Facebook, que apresentam o cardápio completo de cada dia.

Confira aqui o Cardápio Primavera 2019 do Vegan Vegan, elaborado pela nutricionista e chef vegana, Thina Izidoro.

A seguir, o Vegan Blog explica melhor a relação da Primavera com a alimentação e o equilíbrio da nossa saúde.

A Primavera é a estação que dá início ao ciclo de todas as outras. Sua característica principal é o florescer das plantas. De acordo com a medicina chinesa, nessa época do ano a energia do céu é o vento e a da terra, a madeira. Enquanto os dias costumam oferecer tardes e manhãs frescas, a terra é coberta pelo verde e o colorido das flores. A energia fria vai se recolhendo e a energia quente despontando. Reflexo disso, o sabor ácido e o elemento madeira estão no ar.

Nesta estação, devemos cuidar do fígado e vesícula biliar, que são órgãos renovadores da vida (sangue). Em razão disso, recomenda-se que priorizemos alimentos específicos que ajudam a limpar esses órgãos. Exemplos: folhas verdes, grãos, sementes germinadas e temperos como salsa, cebolinha, alho-poró, manjericão, hortelã e aipo.

As sopas e caldos devem ser preparados sem gordura e com uma variedade de legumes de todas as cores e formas, como cenoura, abobrinha, nabo, beterraba, tomate, chuchu, rabanete, abóbora, berinjela, couve-flor e brócolis. Todos os cereais caem bem em pouca quantidade. Os vegetais devem ser levemente cozidos no vapor ou crus, em saladas, priorizando os que estão em abundância e com bom preço, nas feiras e mercados. Frutas frescas harmonizam bem nas saladas. Geleias e sucos são bem-vindos.

Importante: na Primavera, todos os preparos devem ficar pouco tempo no forno e fogo, como panqueca, chapati, bolinho no vapor etc. 

Foto: Greg Montani/Pixabay

Cada órgão está ligado a uma emoção – quando positiva, melhora a função do órgão, e quando negativa, desequilibra tanto o órgão como a víscera correspondente. Ainda segundo a filosofia chinesa, todo sintoma de desequilíbrio do corpo começa com o desequilíbrio das emoções. E a alimentação é um aliado fundamental nesse processo.

Cada estação tem sua cor e seu sabor, uma energia do céu e da terra, e seus sentimentos/emoções negativas e positivas. Veja quais se relacionam com a Primavera.

Energia da terra – madeira

Energia do céu – vento

Cor – verde

Sabor – ácido

Órgão – fígado

Víscera – vesícula biliar

Emoções negativas – cólera, raiva, irritabilidade, impaciência.

Emoções positivas – paciência, planejamento, poder de decisão, autocontrole.

Em cada estação, a natureza cuida de dirigir a energia do homem. (Cabe a cada um sintonizar o lado da saúde ou da doença.) 

Partes do corpo mais sensíveis – olhos, testículos, ovários, tendões, músculos, ligamentos, unhas, vesícula e fígado.

Fontes: “Manual do Herói”, Sonia Hirsch, e “Manual de Dietética em Medicina Tradicional Chinesa”, Paulo Benevides.

ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.