Leite vegano ao alcance da mão (e do bolso)

17 de dezembro de 2019



Para o vegano que aboliu o leite de vaca ou para quem está pensando em iniciar essa transição, há uma infinidade de opções no mercado: leite de amêndoa, de aveia, de arroz, de coco. A cada hora surge um leite diferente. Se você não tiver tempo ou aquela paciência de fazer o seu próprio leite em casa, já é possível comprar pronto no mercado.

Mas como não é tarefa nada fácil encontrar leite vegetal barato em supermercado ou loja de produtos naturais, a dica do Vegan Blog é fazer você mesmo o seu leite sem nada de origem animal. É bem mais econômico e divertido.

Leite vegano: faça o seu próprio (Foto: Sergio Pagano)

A nutricionista e chef do Vegan Vegan, Thina Izidoro, tem uma dica básica: além da textura, que atende a uma questão emocional, é muito importante ver a composição do leite. “Afinal, para que bebemos leite? Para repor o cálcio que nosso corpo precisa, certo? Um copo de leite tem 240 mg de cálcio, então, se você vai substituir o leite de vaca por um vegetal é importante que este cubra o mesmo valor nutricional, o mesmo teor de cálcio, para fazer sentido dentro da sua dieta”, ensina Thina.

Em casa, pode-se fazer o leite de castanha de caju (de todas as castanhas, esta é a mais rica em cálcio). Deixe 100 g de castanha de caju crua de molho por 24h; depois é só bater no liquidificador com meio litro de água e coar num pano. “O resíduo que fica ainda rende uma ricota: misturada a umas ervas e bem temperada fica uma delícia. Quanto ao leite, basta bater com fruta ou com achocalatado”, sugere a chef vegana.

Outro alimento que rende um leite vegano fácil e barato de fazer em casa é o inhame. Basta bater o inhame cru com água no liquidificador, misturar com banana e um pouco de tahine (pasta de gergelim). Com banana rende uma vitamina de primeira. As crianças nem vão desconfiar. Isso porque o inhame dá a textura da aveia e a consistência do leite, enquanto a banana dá o doce e o tahine aumenta o teor de cálcio.

E pra fechar, você ainda pode botar um pouco de gengibre e uma folha de hortelã. Fica muito saboroso e bem parecido com a vitamina de banana.

Por que não experimenta?

ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.