Meme vegano… é de comer?

21 de julho de 2019



De acordo com o #MUSEUdeMEMES, projeto lançado em 2017 pela Universidade Federal Fluminense, meme “é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas”.

Eis uma boa ideia de passeio: a exposição do #MUSEUdeMEMES acontece até dia 24 de agosto no Museu da República, no Catete.

Segundo o estudo “In meme we trust”, produzido em parceria pela Globosat e a Consumoteca, “as pessoas tendem a associar meme ao humor e a um formato de conteúdo específico”. Isso porque “boa parte deles utiliza a ironia e o sarcasmo em doses concentradas e veicula essa mensagem pelo efeito casado entre texto e imagem, estática ou animada.”

No entanto, uma das conclusões do estudo, que ouviu mil entrevistados em todo o Brasil das classes A, B e C (sendo 53% mulheres e 47% homens), aponta que o meme “não é só uma coisa engraçada ou uma brincadeira; ele carrega muitas mensagens e reflexões sobre temas correntes de relevância para toda a sociedade.”

Veganos incorporam memes à sua dieta

Entre tantos temas que, embalados no formato meme estão alimentando debates e boas risadas, o veganismo merece um capítulo à parte.

Em uma pesquisa rápida, o Vegan Blog descobriu mais de uma dezena de exemplos, que ilustram este texto.

Voltando à pesquisa “In meme we trust”, por meio dela ficamos sabendo, por exemplo, que:

  • 85% dos brasileiros costumam curtir memes na internet
  • 73% já souberam de uma notícia política através de um meme
  • 75% acham que o meme ajuda a aliviar o stress do cotidiano
  • 66% se sentem mais bem informados quando entendem um meme

Há ainda quem torça o nariz para os memes, alegando que seu advento corresponda ao vocabulário reduzido de quem o utiliza. Eis um argumento que poderia ser refutado com ótimos e criativos memes. Afinal, como descobriu o estudo “In meme we trust”, 58% dos entrevistados substituem frases ou palavras em uma conversa (digital) por um meme.

Ou vários.

ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.