Vegan Vegan

VEGANO GOURMET


LIVRO DA CHEF THINA IZIDORO TEM RECEITAS DE REQUINTE PARA VEGANOS E SIMPATIZANTES
POR CLARA PASSI
Acarajé
Acarajés de vegetais sem camarão

Bem antes de Bela Gil aparecer na TV fazendo churrasco de melancia, Thina Izidoro já focava seus esforços em popularizar o veganismo. A chef e nutricionista, que desde o fim da década de 1970 se dedica à macrobiótica e à dietética chinesa, lançou pela Editora Senac Rio o livro Cozinha da Thina, com fotos de Sergio Pagano. Thina, que atualmente se dedica aos restaurantes Vegan Vegan e Vegana Chácara, no Rio, quer desfazer o mito de que esse tipo de comida é difícil de preparar.

Cozinha da Thina
O livro traz releituras ‘naturais’ de clássicos dos cardápios

Cheio de dicas e depoimentos sobre as benesses do detox animal, o livro tem releituras de clássicos, como o estrogonofe de shimeji e palmito e o arroz à piamontese que em vez de creme de leite leva tofu batido. Canja de cogumelos, bobó, feijoada e salpicão são outros exemplos. Há também quitutes com inspiração japonesa, como o oniguri, roll envolto em alga nori com ameixa umeboshi, e o colorido sushi de agué, um tofu finamente fatiado e frito.

“Fui criando receitas mais sofisticadas por sentir a necessidade de pegar um outro público, que quer alimentação saudável, mas com sabor e cor”, diz Thina, que buscou uma vida mais verde por uma “questão ética com os animais”.

Panqueca de aveia
Panqueca de aveia com shimeji e alho-poró

A dica para os carnívoros que queiram mudar de time é ir devagar. Primeiro, tirar a carne e ficar com laticínios, até ter segurança de que se está consumindo todos os ingredientes necessários. Se fosse eleger um ingrediente de ouro, Thina escolheria os cogumelos, fontes de proteína com cor e textura semelhantes às da carne. E avisa: Não funciona bem querer comer o queijo de soja como se fosse queijo minas. “Não tem o mesmo sabor. Deve ser usado com algum tempero”.

Caldo energético
Caldo com missô, shitake, bananas, raiz de lotus, agrião e bardana

COZINHA DA THINA. Editora Senac Rio de Janeiro, 168 páginas, R$ 89.

 

MIDIA IMPRESSA