SOS Saúde fechando (bem) 2019

29 de novembro de 2019




A última edição de 2019 do SOS Saúde transformou o interior do Vegan Vegan em uma grande sala de aula. O ciclo de palestras gratuitas idealizado pela nutricionista e chef Thina Izidoro encerrou o seu calendário anual testando um novo formato: aula em trio. E a julgar pela interação com o público, outros virão pela frente.

Thina abriu o último SOS Saúde de 2019

Thina, em geral, divide a palestra com outro profissional de saúde. Nessa quarta 27, porém, ela inovou, incluindo na mesma noite o médico cardiologista e homeopata, André Pessanha, e a fisioterapeuta e especialista em terapias corporais, Valéria Rosa.

Após Thina explicar, à luz da medicina chinesa, como se dá a relação das estações do ano com o corpo e a nossa alimentação, e esclarecer dúvidas sobre o consumo da soja, por exemplo, o médico André Pessanha, que é vegano, revelou como é possível, por meio de uma dieta zero em gordura, não só reduzir quadros de hipertensão, como até reverter diabetes.

O médico André Pessanha falou sobre a dieta adotada por Bill Clinton

“Não há como termos saúde duradoura sem renunciar aos alimentos de origem animal”, disse. Segundo ele, alimentação é, sim, questão de gosto, mas nós podemos ser mais proativos nesse sentido. “Temos que aprender a gostar do que nos faz bem”, resumiu, após descrever a dieta adotada pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, que ele também pratica em sua clínica.

Fechando a série, Valéria Rosa, que é especializada no método GDS Cadeias Musculares e Articulares, deu dicas sobre a melhor organização corporal, para evitar problemas crônicos de postura. Mas, a exemplo das edições anteriores, a fisioterapeuta não ficou só na teoria, e propôs exercícios práticos, como a automassagem e a percussão dos ossos.

A fisioterapeuta Valéria Rosa propôs uma série de atividades de automassagem

“Em hebraico, osso também quer dizer ‘essência’. O significado não poderia ser mais exato, pois nossa essência é estar em movimento. Não adianta nos enchermos de cálcio e não colocarmos o corpo para caminhar. Os ossos precisam de tração”, explicou.

Valéria Rosa: “Em hebraico, osso também significa essência”

Ao final, os três especialistas responderam questões da plateia, um complementando a resposta do outro.

Ao final, o trio respondeu às dúvidas do público

Se você não conseguiu ir nesse SOS Saúde, não desanime. Em breve o Vegan Vegan divulgará a agenda completa das edições de 2020. Aguarde.

ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.