Cardápio Outono 2020 estreia dia 4 de maio

29 de abril de 2020



Na próxima segunda-feira, 4 de maio, o Vegan Vegan inaugura o seu novo cardápio. O Cardápio de Outono de 2020 – com pratos criados pela chef especializada em Dietética Chinesa Thina Izidoro – trará criações exclusivas inspiradas nos ensinamentos milenares relacionados a essa estação regida pela cor branca, sabor picante, natureza seca e elemento metal (a exemplo do machado que corta a natureza, fazendo as folhas caírem e a exuberância da vida se recolher).

Em função da pandemia do novo coronavírus e de seus inevitáveis efeitos na economia, o novo cardápio teve que ser adiado em um mês. Mas a partir da próxima semana, e até o fim do Outono – que encerra oficialmente em 21 de junho – os clientes e amigos do Vegan Vegan terão quatro novas opções de pratos, além do “coringa” Feijoada Light, que continuará sendo servido às quartas e sábados.

Mais abaixo, listamos cada prato do novo cardápio e seu correspondente dia da semana.

“O pensamento ocidental orienta que devemos equilibrar nossa alimentação de acordo com seus nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, enzimas, fibras). Já a nutrição oriental vai além desses princípios, propondo a ingestão de alimentos das cinco cores, dos cinco sabores e das cinco naturezas, de acordo com a energia de cada estação do ano, para que tenhamos uma nutrição balanceada. Seguimos sempre essa visão mais ampla na hora de pensar o cardápio da estação do Vegan Vegan”, explica Thina Izidoro, que é formada em Nutrição.

No outono, segundo a medicina chinesa, o cardápio deve priorizar alimentos que fluidificam mucos (facilitando a expectoração, como cebolinha, gengibre, alho-poró e alho), hidratam (cozidos no vapor ou na água) e limpam os pulmões e o intestino grosso (missô, verduras, frutas da estação, arroz integral e legumes), pois nessa estação tais órgãos podem ter suas funções alteradas (constipação intestinal, bronquite, rinite, alergias, crise de asma etc.).

De acordo com a chef do Vegan Vegan, “para mantermos nossos órgãos em bom funcionamento e em harmonia com o clima do Outono, devemos evitar alimentos defumados, grelhados, gelados, açucarados e os crus em excesso”.

“O importante é observar o que o mercado está oferecendo em abundância e preço justo. É o que a natureza está dizendo para usarmos. Para preparar os alimentos, considerando a ascendência do frio e descendência do calor nesta estação, devemos usar temperos que aqueçam, como os picantes, por exemplo, e alimentos cozidos. É fundamental que tenhamos essa conexão entre o que está fora e dentro de nós”, completa.

Os novos pratos criados por Thina Izidoro levam em conta essas orientações.

2ª feira

Coração de tofu com crosta de amendoim.

Acompanhamentos: Feijão manteiga com beterraba ralada, Chuchu e cenoura no azeite de cebolinha e Arroz integral cateto com gersal e salsa

Coração de tofu com crosta de amendoim (Foto: Patricia Alves Dias)

3ª feira

Estrogonofe de shimeji e palmito.

Acompanhamentos: Feijão fradinho com ervas frescas, Inhame palha e Arroz integral cateto com gersal e salsa

Estrogonofe de shimeji e palmito (Foto: Patricia Alves Dias)

4ª feira e sábado

Feijoada light.

Acompanhamentos: Farofa crocante com cebola, Couve ao alho e Arroz integral cateto com gersal e salsa

Feijoada light (Foto: Patricia Alves Dias)

5ª feira

Escondidinho de batata doce com champignon

Acompanhamentos: Enroladinho de chuchu no abacate e molho de tomate, Cenoura em creme no limão e ervas e Arroz integral cateto com gersal e salsa

Escondidinho de batata doce com champignon (Foto: Patricia Alves Dias)

6ª feira

Rocambole de grão de bico e verduras no molho de amêndoas.

Acompanhamentos: Creme de abóbora okaido no gengibre, Carpaccio de legumes no molho de tofu e Arroz integral cateto com gersal e salsa

Rocambole de grão de bico e verduras no molho de amêndoas (Foto: Patricia Alves Dias)
ESCRITO POR

Vegan Vegan

Criado em 2004, o Vegan Vegan é mais que um restaurante 100% vegetariano. É também um espaço para debater a alimentação vegana, seus princípios e benefícios para a saúde.